Novidades

Cantora Gospel Crys Vitta Lança seu novo single

2 de novembro de 2015 • By

” Brotou O Amor Em Mim” é o novo single da Cantora Crys Vitta lançado no final de Setembro de 2015 em parceria com o compositor Clayton Fontes.

O single foi gravado no PSP Estudio e a produção teve a participação da cantora Stephanie Klassa.

Segue Link do Youtube com o videoclipe da música “Brotou O Amor Em Mim”

Na mídia

RBN Notícias é parceria certa!

2 de novembro de 2015 • By

Equipe PSP teve o prazer de participar do programa RBN Notícias da Rádio Boa Nova de Guarulhos. Junto com nossa artista e amiga Stephanie Klassa, batemos um papo sobre música e carreira com o querido José Augusto Pinheiro. Obrigado a todos pela oportunidade maravilhosa!!!!

Matérias

COMO TORNAR SEU ENSAIO MAIS PRODUTIVO

18 de outubro de 2015 • By

FAZER UMA PREPARAÇÃO ANTES DO ENSAIO

– Selecionar o repertório de acordo com as capacidades de cada integrante

– Tirar as músicas com atenção.

– Checar as tonalidades das músicas com os músicos via e-mail, telefone

– Pessoal da harmonia, se possível reunir-se em casa mesmo, antes do ensaio para acerto de palhetadas, afinações, convenções, estrutura e repetição de partes, etc.

LOCAL DE ENSAIO

Prefira sempre ensaios em estúdios, pois você pode usufruir de equipamentos e estrutura de qualidade a valores acessíveis. Se mesmo assim o fator financeiro estiver limitado fazer alguns ensaios em casa em um fim de semana pode ser uma boa. Durante esses ensaios trabalhe aspectos menores e depois, em estúdio, passe todo o repertório de uma vez só.

Ás vezes os integrantes da banda só podem realmente ensaiar em horários mais noturnos, dessa maneira o estúdio é a única alternativa, mas não precisa ser toda semana, pode ser quinzenalmente ou mensalmente, tudo depende do ritmo da banda.

PROGRAMANDO SUA PEDALEIRA

Acontece muito de o pessoal ficar horas em casa acertando os volumes e timbre da pedaleira e quando chega no estúdio não tem nada a ver com ele tinha feito.

Isso ocorre porque o ouvido humano percebe as coisas diferentes a cada volume.

A relação é o seguinte: Mais volume – Mais agudo e grave; Menos volume – Menos agudo e grave

Ou seja, quando você chega ao ensaio aquele suposto grave e/ou agudo que você colocou em casa começa a incomodar, porque o volume no estúdio é muito mais alto devido ao tamanho e potência das caixas.

A solução: Trabalhe num som próximo do que você quer chegar, faça um básico em casa. E tenha em mente que quando chegar ao estúdio vai soar diferente e um ajuste rápido deverá ser feito, isso pra quem tem pedais individuais. As pedaleiras digitais de hoje tem o recurso de salvar suas configurações, sugiro uma configuração para o seu amp, uma configuração mediana e uma configuração para amplificadores maiores.

REGULE SEU INSTRUMENTO COM A BANDA

Acertar o timbre da sua guitarra em separado é uma coisa, mas quando entra a banda, muda muito. Acerte o volume da sua guitarra em relação aos outros instrumentos e não deixe de lado o timbre.  Para isso é bom começar o ensaio com uma música que seja mais simples ou que esteja mais no dedo, isso facilita a passagem inicial e já vai aquecendo. Deixe as músicas mais complicadas por último.

VOLUMES NO ENSAIO

Por mais baixo que o baterista toque, sempre soa alto, por isso tomar muito cuidado para não dar inicio a uma competição de volumes entre os músicos. Senão tudo fica extremamente alto que ninguém escuta mais nada e o ensaio não rende.

PROTEÇÃO AUDITIVA

Mesmo perdendo agudos e graves o protetor auricular evita danos irreversíveis a sua audição. Se você busca uma resposta de frequência mais flat, existem protetores que trabalham dessa forma, custam mais caro, mas se você quer melhorar de fato sua referência no ensaio, vale a pena. Mas lembre-se o melhor protetor é aquele que você usa constantemente.

CLICK NO ENSAIO

Você não precisa usá-lo sempre. Muitos dizem que mata o sentimento da música, o que não é mentira, por isso só recomendo quando a banda utiliza bases pré-gravadas em shows. Se você nunca tocou com metrônomo, nada de “experimentar” no ensaio!!! O estudo com click começa em casa!!

REPETIÇÃO

Trechos problemáticos devem ser repetidos várias vezes com todos da banda. Comece em um andamento mais lento e aumente gradativamente. Não tenha vergonha em pedir para dar mais uma passada, o importante é ficar redondo.

CUIDADO COM VISITAS NOS ENSAIOS

O ensaio é um momento muito intimo da banda, pois estão acertando erros de tempos, convenções, harmonias e outros detalhes. Para isso a comunicação tem que ser o mais livre possível, por exemplo, o baixista virar para o baterista e dizer que ele está acelerando em algumas partes ou que alguém está errando em um determinado trecho ou que o volume da guitarra está muito alto… Essas coisas têm que fluir o mais natural possível. Quem está de fora não tem a plena visão do que está se passando de fato, isso pode proporcionar um clima tenso para todos. Por isso, visitas nos ensaios somente com datas marcadas e quando o repertório já está mais no dedo.

COMPROMISSO, SERIEDADE, PACIÊNCIA E RESPEITO

Se o ensaio está marcado às 16h, chegue 10 minutos antes ou no horário certo.

Seja paciente, as coisas vão fluindo de acordo com o esforço de cada um.

Se você não levar a sério o seu trabalho, ninguém mais levará.

E respeito… Bom, nem preciso dizer, seus companheiros de banda são praticamente sua segunda família, você precisa deles.

Escrito por Paulo Pollon (Músico, empreendedor, Produtor e fundador do PSP ESTÚDIO)

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SAIBA COMO SE PREPARAR PARA UMA GRAVAÇÃO

5 de setembro de 2015 • By

Muitos artistas acabam não dando muita atenção ou importância para detalhes antes e/ou durante a gravação por conta de indisciplina, excesso de confiança ou falta de estudo e acabam se deparando com a famosa “síndrome do rec”. A partir do momento em que o técnico ou o produtor fala “gravando” todo mundo trava, mesmo aqueles que estão mais preparados. Com muitos, pode até não ocorrer, mas por falta de preparo a gravação não foi tão produtiva ou deixou a desejar. Segue algumas dicas, para não fazer feio na gravação.

Estude muito as músicas

Nunca estudar de última hora, sempre se planejar para estudar um pouco diariamente.

Estude-as de uma forma desencanada, não coloque a pressão da gravação na sua cabeça.

Estudos com metrônomos só são validos se a banda ou o produtor ou o próprio estúdio, decidiram usá-lo.

Traga seus instrumentos em bom estado

Guitarras desreguladas, violões trastejando, baixos faltando cordas, baterias com peles furadas, só atrapalham o bom fluxo da gravação.  Se for o caso, alugue. Existem estúdios que já deixam instrumentos para isso a valores acessíveis.

Crie um cronograma para a sessão

Muitos gostam de começar pelas músicas mais difíceis e deixar as mais fácies para o final e/ou vice versa. Isso é questão de gosto, particularmente gosto de começar pelas fáceis para ir aquecendo, isso também acaba me confortando com relação quantidade/tempo e renova a confiança do músico. “Puxa, já fiz todas essas?”

Alimentação

Um dia antes não coma alimentos muito pesados ou ingira muito álcool. Se a sessão de gravação for muito extensa coma coisas leves e tome um pouco de água, para isso faça pequenas pausas. Se você é vocalista água é imprescindível e se você é baterista precisa ter algo do seu lado que dê mais sustância.

Venha com a cabeça limpa, mantenha sua mente focada com pensamentos positivos

Pode parecer estranho, mas 1 ou 2 dias antes procure se isolar um pouco, para que não haja interferência da sua vida pessoal. Fique perto da banda, como se fosse um time de futebol se preparando para o jogo. Mantenha-se focado, concentrado.

Nada de inventar na hora da gravação

Músicos que não se prepararam ou simplesmente não estudaram da melhor forma possível, acabam inventando novos arranjos de última hora. Isso pode ser muito arriscado, pois acabam perdendo muito tempo com testes inesperados e talvez determinadas ideias nem entrem na música. Lembre-se, tempo é dinheiro, portanto faça uma pré-produção das músicas com seu produtor e defina todos os arranjos de todos os instrumentos com a sua banda para não acontecer imprevistos.

Manter o bom relacionamento com todos

Manter o bom relacionamento com os técnicos, músicos e produtores ao seu redor é sempre favorável, pois facilita a criar um clima descontraído e divertido no estúdio. Se seu companheiro de banda não está conseguindo tocar por algum motivo, ajude-o a chegar à solução. Se você está com alguma dificuldade, não fique nervoso ou irritado, isso tira o foco.  Evite brigas, pois, isso pode acabar com a sessão da gravação.

Se o estúdio teve algum problema técnico tenha paciência, problemas acontecem.

Não se preocupe com erros durante a gravação

Não fique preocupado com a nota que você errou ou deixou de fazer lá atrás, continue o restante da música. Com as novas tecnologias refazer apenas uma nota ou um acorde é muito simples. Se você errou e já quiser refazer, também não tem problema, é tudo questão de conversar.

Travei!! E agora?

Sempre tem algum momento da gravação em que acabamos parando em um determinado trecho e simplesmente travamos isso não se pode prever ou evitar.

Quando isso acontecer, respire, toque um pouco sozinho, peça ajuda para seus companheiros e/ou produtor e se necessário faça um intervalo. Lembre-se, você estudou as músicas e sabe o que tem que ser feito. Pensamentos assim dão base para uma renovada confiança e otimismo. Lembre-se também que todos ali estão juntos nessa jornada, portanto sentimentos de impotência passam longe.

Divirta-se

Música é sentimento, alegria, emoção e diversão, portanto durante a gravação não fique tenso, relaxe e sinta a música crescer e ganhar corpo conforme você toca e grava. Lembre-se que quando você grava o sentimento acompanha as notas.

Escrito por Paulo Pollon (Músico, empreendedor, Produtor e fundador do PSP ESTÚDIO)

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10 DICAS PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO

21 de julho de 2015 • By

Monte um bom lugar para estudos

Ele não precisa ter uma acústica instalada, basta apenas estar organizado e limpo. Mantenha seus instrumentos montados e prontos para o estudo, cabos em ordem, fones de ouvidos, computador, livros, etc. Tem que ser prático e de fácil acesso.

No caso da bateria tente arrumar um lugar no fundo de sua casa e coloque alguns cobertores velhos e algumas espumas nos cantos para tentar amenizar o barulho, se morar em apartamento recomendo baterias eletrônicas.

Se mesmo assim o barulho incomodar o pessoal ao redor, estude com a guitarra ou baixo desligado ou use um bom fone de ouvido. No caso da bateria estude rudimentos ou coisas menores que só trabalhem a função motora (como o air drum hehe), deixe para fazer barulho de repente em um fim de semana ou outro dia mais calmo. Lembre-se que o importante é um local onde ninguém te atrapalhe e onde você não atrapalhe ninguém.

Mantenha seu instrumento em dia

Cordas novas na guitarra ou baixo sempre dão uma sensação de renovação do som. A limpeza dos instrumentos também é uma coisa importante, assim como manutenções preventivas e corretivas. Se o seu instrumento vive quebrado isso pode retardar o seu desempenho nos estudos.

Faça um cronograma de estudos

Estude música todos os dias, tente ter uma vivência musical diária, vale tudo, portanto dedique no mínimo de 1 a 3 horas do seu dia para estudar.

Não trabalhe só no repertório, estude diferentes técnicas para diferentes estilos musicais. Quando se deparar com uma técnica mais ousada pratique-a com mais meticulosidade e em andamentos mais lentos. Após algum tempo tente encontrar diferentes músicas onde você possa aplicar esse conceito e fixar a técnica de uma vez por todas.

Para não enjoar dos estudos, varie um pouco as aplicações, por exemplo: 1 hora de técnicas, 1 hora para novas técnicas ou exercícios e 1 hora para repertório. Note que deixar a parte do repertório por último é uma boa pedida, pois você já está mais aquecido e acaba sendo como um relaxamento ou incentivo para atividades posteriores.

Se por acaso você não conseguir dispor nem 30 minutos do seu dia para os estudos, não há nenhum problema, tente fazer pelo menos 10 ou 15 minutos, mas selecione um estudo específico ou toque uma música que goste muito.  Mantenha-se sempre focado, mais vale 10 ou 15 minutos superprodutivos do que de repente 2 ou 3 horas disperso.

Use o metrônomo

Muitas pessoas tem receio de usar o metrônomo, pois alegam prejudicar a interpretação. Isso realmente é uma verdade, mas como estudo, acho muito valido, mesmo que seja pouco, para deixar mais firme a execução e dar mais segurança ao artista.

É somente com ele que você vai saber se suas notas estão oscilando, se você está tocando no andamento correto ou se você está acelerando ou desacelerando demais durante a música. Vícios que às vezes não percebemos que estamos desenvolvendo.

 Procure diversas fontes de estudos

Hoje em dia, informação e conteúdo estão bem acessíveis. Sites explicativos, vídeo aulas do youtube, sites específicos de música, baixar métodos de música na internet, etc.

Aulas particulares são muito bem vindas. Se a grana é curta faça de 15 em 15 dias ou 1 vez ao mês. Procure um professor que te passa confiança e que realmente saiba ensinar. Nunca confunda virtuosismo com didática.

Conheça sobre os acessórios para seu instrumento

Eles vêm para auxiliar, facilitar e até melhorar o som. Correias, cordas, peles, baquetas, palhetas, etc. Saber a melhor pele que se encaixa com sua bateria ou a corda que deixa sua guitarra com mais brilho ou que traz mais graves para o seu baixo pode ser um atalho para um som melhor.

Existem muitas revistas especializadas que trazem esses conceitos ou até mesmo na internet é fácil encontrar tais informações. Rolar um papo com seu luthier pode ser também uma forma de agregar som ao seu instrumento.

Fique antenado na tecnologia

Saber do instrumento não é apenas saber tocar, você precisa conhecer a tecnologia a sua disposição e o que está no mercado. A variedade é grande, portanto comece estudando o que você tem para tirar o máximo proveito. Parece bobeira, mas tem muita gente que tem uma técnica excepcional e não sabe onde plugar os cabos.

Novas tendências surgem todos os dias, novos efeitos para seu teclado que podem ser baixados pela internet, novos pedais de guitarra, microfones com melhor desempenho para vocalistas, etc.

Grave você mesmo

Com um gravador simples do seu computador ou do seu celular, tente gravar um vídeo com áudio e imagine-se em um show pra valer. Depois avalie sua performance e execução musical.

Toque com outros músicos

Melhora suas técnicas, desenvolve sua musicalidade e cresce o seu “feeling”. Isso pra não falar do trabalho em grupo, porque em uma banda o mais importante é o time, a qualidade da música é consequência.

Ouça muita música.

Não importa o estilo. Se você é de fato um apaixonado por música vai começar mais e mais a desejar ouvir para tocar. Conheça novas vertentes.

Escrito por Paulo Pollon (Músico, Empreendedor, Produtor e Proprietário do PSP ESTÚDIO)